De certo e, em primeira análise, não se vê diferença
alguma entre essas duas palavras. Apenas uma completa a outra.
Por vezes nós falamos "nossa como estou feliz"! Mas verdadeiramente, você está é alegre. Contente, entusiasmado, como queira, mas feliz, feliiiz você não está.
Não pensem que este é um texto em prol da insatisfação ou infelicidade alheia. De forma alguma. É apenas um ponto de vista mais realista e dogmático da situação.
A alegria nada mais é que tudo isso que se sente o tempo todo e que a maioria não nota e acaba por deixar passar essa bonita sensação que é perceber que se está alegre. Larga de mão o dia que amanhece ensolarado, ou mesmo o dia que ressurge nublado te trazendo fadiga, mas anunciando que derramará sobre nós a certeza do alimento que nos nutre e da essência que nos hidrata.
Quando a humanidade em fim perceber, começar de fato a dar valor a cada ínfima fagulha de felicidade que Deus nos mostra através da alegria contida nas pequenas venturas da vida - acordar, beber, comer, beijar sua mãe, dizer eu te amo - saberá que está construindo um modo de viver bem melhor, seguindo a felicidade pseudomaterializada, a forma mais fácil de ser feliz, através da alegria que é viver.
E se ainda não entendeu, felicidade é:
todo o somatório de alegrias entendidas
como tal que se condensarão e te ajudarão
a entender e estar mais próximo do pai. Pois alegria absoluta
ou felicidade de fato só existem no metafísico, no estrasensorial,
em Deus.
(Pedro Lopes de Morais)